Pages

29 de junho de 2011

O PERDÃO DADO POR DEUS É ABSOLUTO




A afirmação de que o perdão dado pelo Pai ao pecador é absoluto nos leva a seguinte conclusão: a pessoa que pratica determinado pecado, uma vez que recebe o perdão por este pecado, não necessita mais de perdão pelo mesmo. O pecado perdoado não volta a ser pecado, mesmo quando a pessoa volta a pecar. Assim, por exemplo, se alguém pratica o pecado X e, após se arrepender realmente e pedir perdão e ser perdoado por Deus, não necessita pedir perdão novamente por este pecado X quando praticar outro pecado.

Isto parece óbvio, entretanto, deve ser reforçado, pois alguns irmãos em Cristo sofrem com remorsos que os impedem de serem melhores cristãos, por pecados que já foram perdoados. Essa situação não significa que é errado se preocupar com um pecado já cometido, se o intuito for se fortalecer para poder evitá-lo. Nem que não é correto sentir tristeza quando pecamos, por que isto faz parte do arrependimento verdadeiro (2 Co 7: 10). Entretanto, não podemos aceitar os ataques de satanás que nos levam a desacreditarmos no perdão e amor de Deus. Não podemos esquecer que satanás é o nosso acusador e Cristo é o nosso advogado por excelência (1 Jo 2:1). 

Algumas vezes associamos todo o nosso mal a um pecado já perdoado. Ao se deparar com a morte de seu filho, a viúva que alimentara o profeta Elias pensou que o homem de Deus tinha algo contra ela, chegando a indagar se o profeta estava fazendo com que Deus lembrasse os seus pecados passados para provocar a morte do seu filho (1 Rs 17:18).Entretanto o profeta pegou o menino e orou ao Senhor para que ele voltasse a viver (1 Rs 17:19 - 24). 

É possível que tenhamos algumas consequencias terrenas mesmo de um pecado já perdoado, mas castigos de Deus por este pecado não. Isto porque o perdão que vem de Deus não é igual o perdão humano, que muitas vezes é momentâneo e feito por conveniência. Deus perdoa nossos erros, não por que tenhamos poder de convencê-lo de que estamos certos, mas por que amar suas criaturas e ensiná-las o caminho correto é a sua perfeita e soberana vontade. Portanto ,quando nos reconciliamos com Ele, podemos ficar sossegados, confiando que Ele tem o melhor pra nossas vidas (Sl 51).

Por fim, não podemos nos esquecer de que o cristão não pode desistir da caminhada por que pecou, mas antes deve buscar a Deus no nome de Jesus e receber perdão, por que Deus não quer nos destruir quando pecamos, mas sim, nos reerguer e nos colocar nos caminhos da sua perfeita justiça e santidade. Se alguém se encontra nessa situação, a Palavra de Deus a ser comunicada é esta: 

Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” (Ezequiel 18: 21-23, CR).

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43: 25, CR).

A Paz de Cristo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui