Pages

21 de junho de 2011

O CRISTÃO E A INVEJA - PRIMEIRA PARTE



De todos os sentimentos que o ser humano pode ter não há dúvida de que a inveja é um dos piores. E isso é tão verdade que dentre os dez mandamentos ordenados por Deus está escrito: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Ex 20: 17,NTLH). E o livro de Provérbios registra que “O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda” (Pv 27: 4,NTLH).
Na Bíblia encontramos o registro de vários casos de inveja, o que nos proporciona preciosos exemplos sobre o tema. Caim invejou Abel por que Deus se agradou mais da oferta dele do que da sua (Gn 4: 1-16). Os filisteus invejaram a Isaque por que o Senhor o tinha prosperado (Gn 26: 14). Raquel invejou Léia por que está podia ter filhos (Gn 30:1). Os irmãos de José tinham inveja dele por que ele agradava ao seu pai (Gn 37: 11; At 7: 9). Datã e Abirão invejaram Moisés e Arão por que estes eram dedicados ao Senhor e eram os escolhidos Dele (Sl 106: 16,17). Saul invejou a Davi por que Deus lhe deu conquistas, a cabeça de Golias e o amor do povo (1 Sm 18: 6-16; 19:5). Os líderes judeus entregaram Jesus por que tinham inveja de suas obras (Mt 27: 18, Mc 15: 10). O Grande Sacerdote do partido dos saduceus e seus companheiros puseram os apóstolos na prisão por inveja dos sinais e maravilhas que o Senhor realizava através deles (At 5: 17,18). Simão, o Mago, invejou os apóstolos por que estes oravam e as pessoas eram batizadas com o Espírito Santo (At 8: 14 -25). Os judeus invejaram Paulo e Barnabé por que estes conseguiram reunir uma grande multidão para ouvi-los (At 13: 44- 46). Os judeus de Tessalônica ficaram com inveja de Paulo e Silas por que muitos se converteram ao evangelho, inclusive senhoras muito ricas (At 17:1-9). Enfim, a partir da queda do homem no jardim do Éden a humanidade sujeitou-se a este sentimento perverso e autodestrutivo.
Para um melhor estudo importa definirmos o que vem a ser inveja. É comumente aceito que este sentimento pode ser definido como o desejo que leva o ser humano a querer ter ou ser o que outro ser humano conquistou ou é. A principal razão, portanto, da inveja ser pecado é que a pessoa invejosa deixa de perceber que Deus reservou bênçãos para todas as pessoas, inclusive ela, e passa a ambicionar tola e desnecessariamente o que é de outrem.
As consequencias são terríveis. O livro de Provérbios (14: 30,
NTLH) ensina que “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer”. O invejoso é, assim, o maior prejudicado. Ao estuda-la, é fácil perceber que ela pode levar o seu detentor a desenvolver três atitudes ruins e autodestrutivas.

A continuação está na segunda parte.

A Paz de Cristo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui