Pages

23 de junho de 2011

OS TESOUROS QUE A BÍBLIA NOS PROPORCIONA


Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” (Salmos 119:2,NTLH)
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4: 12,NVI)

FELICIDADE. No tempo de minha pré-adolescência eu não lia muito a Bíblia. Entretanto, certa vez, por estar triste ao perceber que muitas pessoas ímpias eram bem sucedidas resolvi procurar na Bíblia a resposta para tal dilema. Depois de ler vários trechos de alguns livros bíblicos sem obter o êxito almejado, abri no livro de Salmos, no capítulo 37 e o li inteiro. A leitura bíblica me revelou que eu não deveria nem odiá-los e nem invejá-los, pois todo o sucesso do ímpio um dia chegará ao fim e seu destino, caso não se arrependa, é destruição e sofrimento. O contrário sucede aos justos que são sustentados por Deus e o seu fim será de paz. Quanto alívio e felicidade eu senti ao saber que o povo de Deus, mesmo quando não possui um grande sucesso no mundo, continua sendo o povo abençoado por Deus e os únicos com um destino maravilhoso e intocável.
A felicidade que eu senti através da leitura bíblica é o desejo de Deus para seu povo todos os dias. Nunca na história da humanidade, o mundo esteve em contato com livros, programas, filmes e demais formas de entretenimento como estamos tendo agora. São tantas as opções que até muitos cristãos estão desperdiçando cada vez mais tempo em entretenimentos mundanos e se esquecendo da alegria, ajuda e conhecimento que a Palavra de Deus pode proporcionar. No entanto, afirmamos que a Bíblia não é chata, monótona ou ultrapassada. Se a Palavra não nos é encantadora, alegre e prazerosa, nós é que estamos errados. O mundo pode ser triste, chato, ultrapassado e falho, mas estas qualidades nunca podem ser da Palavra de Deus. Se algum leitor não pensa assim busque a graça de Deus e descubra o real valor das Sagradas Escrituras. Quando isto acontecer, você irá concordar com o Salmista que disse:
 “Os teus ensinamentos são a minha riqueza para sempre; eles são a alegria do meu coração.” (Sl 119: 111, NTLH).
Em uma época conhecida como o século da depressão, a Bíblia é o único livro apto a revelar a cura para toda angústia, tristeza e medo, qual seja, a felicidade de ser Salvo pela fé no Cristo Jesus revelado na Palavra de Deus.

SABEDORIA. Se algum repórter sair nas ruas e perguntar: Quem quer ser sábio? Todos vão dizer que querem. Se, porém, perguntar: Como conseguir sabedoria? Poucos acertarão a resposta, pois atualmente a sabedoria vem sendo confundida com conhecimento e diplomas. No entanto, ser sábio é bem mais que ter um mestrado ou doutorado. Na realidade toda a sabedoria deste mundo “é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: Ele apanha os sábios na astúcia deles” (1 Co 3:19, NVI).
A verdadeira sabedoria não vem dos homens, mas vem de Deus (Pv 2:6).Ele é quem nos torna sábios quando nós pedimos em oração( Tg 1:  5-6) e quando buscamos ler a sua Palavra (Sl 119:104). A Bíblia, por tanto, proporciona aos seus leitores a verdadeira sabedoria, uma qualidade tão especial que a própria Escritura a põe como algo melhor que a prata, o ouro e os rubis (Pv 3: 13-15).
A Bíblia é uma fonte de sabedoria contendo ensinamentos de sabedoria para os filhos, as mulheres, os pais, obreiros, jovens, governantes enfim, a todos os seres humanos de um modo geral. No entanto, para conseguir obter a sabedoria é preciso ter temor a Deus e respeito a sua Palavra. Não basta que alguém leia a Bíblia, é preciso seguir seus ensinamentos.
O Brasil é um país onde a maioria da população se diz cristã, mas não muitos leem a Bíblia, e pior ainda, pouco a entendem. Preferimos a sabedoria humana e falha e não percebemos que a Bíblia pode transformar uma nação inteira em pessoas sabias. Sim, a Bíblia pode transformar uma sociedade inteira em sabia. Em Deuteronômio ela confirma isto:
Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação” (Dt 4:6, NTLH).
A Paz de Cristo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui