Pages

19 de julho de 2011

O CRISTÃO E AS BEBIDAS ALCOÓLICAS



Devido às liberalidades dos últimos anos, aumenta o número de cristãos que ignoram a proibição bíblica de consumir bebida alcoólica. Esses cristãos da “pós-modernidade” encaram esse pecado como algo de mentes retrogradas e afirmam como desculpa que o problema não esta em beber bebida alcoólica, mas em ficar embriagado.

Alguns dizem: a bebida alcoólica é um “lubrificante social”, é gostosa e seu uso não faz mal quando é moderado. Ou ainda: Que mal faz tomar uma bebida alcoólica nas festas de fim de ano ou em comemorações se fazemos isso justamente para estreitar relações de amizade e companheirismo?

Pois bem, apesar dessas qualidades, afirmamos sem sombra de dúvidas que o consumo de bebida alcoólica não é da vontade de Deus. Enumeramos algumas razões para crer nisso.

1. A Bíblia revela que Deus é contrário a que nos embriaguemos e fiquemos bêbados.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Efésios 5: 18, RC).
os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus (1 Coríntios 6:10, NTLH).
Ai dos que são campeões de beber vinho, que vencem apostas de misturar bebidas alcoólicas (Isaias 5: 22, NTLH).

2. A bebida alcoólica pode levar o cristão a se esquecer de Deus.

Ai dos que passam o dia inteiro bebendo cerveja e vinho, desde a madrugada até tarde da noite, e ficam completamente bêbados! Nas suas festas há música de harpas e de liras, de pandeiros e de flautas e muito vinho para beber. Eles não se importam com os planos de Deus, o Senhor, nem levam em conta o que ele está fazendo (Isaias 5: 11,12, NTLH).

3. Se concordarmos que Deus quer apenas que não exageremos na bebida alcoólica estaríamos esquecendo que todo viciado começou com apenas um gole. Desse modo, a probabilidade de ficar embriagado é maior para quem bebe socialmente do que para quem nunca bebe. Evitá-la é ser prudente.

O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio (Provérbios 20: 1, RA).
Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam (1 Coríntios 10:23, RA).

4. O alcoólatra ou mesmo a pessoa que fica bêbada às vezes pode provocar, em razão da bebida, crimes, morte, atrocidades, problemas familiares e físicos, angustias e tristezas pra si mesma e para outras pessoas. O gole pode ser o início de um vício ou a causa de uma tolice. Por isso, não é recomendada pra quem quer ocupar algum cargo importante na sociedade.

No dia da festa do rei, eles deram tanto vinho a ele e aos governadores, que eles ficaram bêbados, e o rei fez todo tipo de tolices. (Oséias 7: 5, NTLH).
Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez. (Provérbios 23: 29-35, RC).
Escute, Lemuel! Os reis não devem beber vinho nem outras bebidas alcoólicas. Quando eles bebem, não lembram das leis e esquecem os direitos dos que são explorados. As bebidas alcoólicas são para os que estão morrendo, para os que estão na miséria. Que eles bebam e esqueçam que são pobres e infelizes! (Provérbios 31: 4-7, NTLH).

5. Podemos nos divertir sem beber. Sair pra beber com os amigos não é a melhor escolha.

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (Salmos 1:1, NTLH).
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31, RA).



6. A palavra "vinho" escrita na Bíblia Sagrada pode significar suco de uva ou da vide ou bebida alcoólica, sendo possível enxergar a diferença pelo contexto do texto. O vinho que Jesus tomou não era alcoólico. Além do mais,a palavra "vinho" quanto aparece no sentido de bebida alcoólica, normalmente, é tido como algo escarnecedor ou que deve ser evitado.


Ver mais em: Judas 1: 12, 1 Pedro 4:3, Gálatas 5: 21, Romanos 13:13, Genesis 9: 21-29, Isaías 56:12, 1 Coríntios 6:10.

A Paz de Cristo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui