Pages

23 de julho de 2011

COMO DEUS VÊ A BELEZA HUMANA (PARA MULHERES)



A beleza é um dos atributos que mais chamam a atenção nas pessoas, sejam elas do sexo masculino ou feminino. Isto ocorre porque normalmente estamos limitados a ter somente contatos visuais com a maioria delas. Vemos muitas pessoas todos os dias, mas temos relacionamento com poucas, logo, temos a tendência de avaliar as pessoas pelo que sabemos dela, ou seja, seu exterior. Essa é a regra.

Isso gera como consequencia o fato de nos acostumarmos a julgar que as pessoas mais belas são melhores que as não tão belas. Mas, como será que Deus enxerga a beleza das pessoas? Será que Ele considera isso uma qualidade? Ele leva em consideração a situação de “pessoa bonita” perante a sociedade para realizar seus planos?

O assunto pode ser tratado tanto com homens e mulheres, mas vamos nos atentar, por ora, somente a beleza feminina.

Sentir-se bela é algo importante para as mulheres. O rei Salomão sabia bem disso. Ao ver sua amada dizia isto a ela: “Como você é linda, minha querida! Como você me dá prazer! Como é agradável a sua presença!” (Cânticos dos Cânticos 7:6, NTLH. Ver também: 1: 15, 4: 1-11).

A beleza, não há dúvida, é uma qualidade. Passageira, claro, mas ainda uma qualidade (Pv 31: 30-31, 1 Pedro 3: 3-5) . A Bíblia faz menção de mulheres que eram bonitas. 

No tempo de Jó, no mundo inteiro não existia mulheres mais lindas do que suas filhas (Jó 42: 15). As mulheres dos patriarcas também eram muito bonitas. Abraão quando foi ao Egito teve medo de que o matassem para ficarem com Sara, devido a sua grande beleza (Gênesis 12: 11- 14). A mesma situação ocorreu com seu filho Isaque e sua mulher Rebeca (Gênesis 26: 7). Quanto a Raquel, mulher de Jacó (ou Israel), as Sagradas Escrituras relatam que ela “era bonita de rosto e de corpo” (Gênesis 29: 17, NTLH).

O nosso Senhor Deus usou uma mulher com esta qualidade para salvar todo o povo de Israel. Seu nome é Ester. Ela estava entre as mais belas do reino e isto fez com que fosse uma das escolhidas para ser candidata a rainha. No entanto, a razão pelo qual Deus a escolheu (e sempre escolhe) foi a fidelidade de seu coração. 

Com certeza muitas outras mulheres lindas foram escolhidas como candidatas entre o povo de Israel. A vitória de Ester não veio de sua beleza. Ela confiava em Deus, sabendo que só poderia ser rainha se fosse da vontade Dele. Em meio a tantas candidatas e armadilhas, sua beleza por si só, não faria diferença (Ester 2:1-18).

Essas mulheres nos revelam que a beleza, assim como todas as nossas qualidades e talentos, em si mesma não é nem boa e nem má. O comportamento que a mulher tem diante dela é que faz a diferença. Se cuidar não é errado, mas somente quando isto não te domina.

Por isso, a Bíblia também não esconde que a beleza também pode trazer fatos ruins. Uma pessoa bela pode atrair pessoas más e homens que se interessam somente nessa qualidade (Gn 6: 1-4 , Dt 21: 10–14, 2 Sm  13: 1); bem como pode levar a pessoa que a detém a confiar excessivamente nela ou querer explorá-la de forma nada cristã (2 Sm 11: 2).

Concluísse, assim, que Deus ama as pessoas e deseja salvá-las dos seus pecados e lhes conceder muitas bênçãos, não importando se possuem um “status” social de belas ou feias. Não se desespere se você não se encaixa no “status” de bela, e nem se ensoberbeça se você se encaixa. 

Nosso Deus pode nos usar e nos dar o melhor se crermos Nele. Medite:

Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele. (1 Pedro 3: 3-5, NTLH)

A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos. (Provérbios 31: 30-31, NTLH)

A Paz de Cristo a todas!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui