Pages

18 de outubro de 2011

COMO IDENTIFICAR UM CRISTÃO




Como identificar um cristão?

Responder essa pergunta é de grande relevância, pois nos leva ao esclarecimento do que é o cristianismo e do que é mera religiosidade tola.

A resposta, não há dúvida, somente pode ser encontrada na Bíblia Sagrada.

Então, vamos a ela e analisemos algumas características e fatos na vida de um cristão que tornam capazes sua identificação.

1. Um cristão é aquele que reconhece que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo Jesus a única solução para a reconciliação com o Pai.

Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. (Romanos 3: 23, 24, NTLH)

2. Ele já se arrependeu de seus pecados, pois sabe que o cristianismo importa em mudança de vida e atitudes.

Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. (Mateus 4: 17, RA)
pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.(1 Pedro 1:15,16, NTLH)

3. Ele compreende que a salvação é pela fé e não pelas obras. Essas são consequencias da fé, mas, por si só, não tem o poder de salvar ninguém.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2: 8,9, RA)

4. Ele procura o mais rápido possível o batismo nas águas como sinal de que morreu para o mundo e nasceu para Deus.

Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. (Romanos 6: 3,4, NTLH) 

6. Ele estuda a Palavra de Deus para alcançar o amadurecimento espiritual necessário para viver sua fé e adquirir sabedoria.

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. Os teus ensinamentos são a minha riqueza para sempre; eles são a alegria do meu coração. (Salmos 119: 105, 111, NTLH)

7. Ele procurar ser cumpridor da Palavra e não somente ser um ouvinte, enganando-se a si próprio.

Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. (Salmos 119: 11, NTLH)
Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer. (Tiago 1: 22-25, NTLH)

8. Ele busca a Deus através da oração porque crê que Deus o atenderá. 

Orai sem cessar. (1 Tessalonicenses 5: 17, NTLH)
Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hebreus 12: 6, NTLH)

9. Quando ele comete algum pecado ele busca o perdão, confiando que Jesus Cristo é nosso Advogado e Sumo Sacerdote que intercede ao Pai por nós.

Os tolos pecam e não se importam, mas os bons querem ser perdoados. (Provérbios 14: 9,NTLH).
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (1 João 2: 1,2, RA)

10. Ele é aperfeiçoado constantemente pela obra de Jesus, através da operação do Espírito Santo.

Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo. (Filipenses 1: 6, RC)
Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. (Filipenses 3: 12-14, NTLH)

11. Ele confia que Jesus um dia irá voltar para buscar sua Igreja e está preparado pra esse fato. 

E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. (João 14: 3, NTLH)
Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. (1 Tessalonicenses 5: 2, NTLH)

12. Ele é cheio do Espírito Santo, tendo a paz que há em Cristo Jesus derramada em seu coração.

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. (Romanos 5: 5, NTLH)
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5: 22,23, NTLH)

Se você, através dessa leitura, descobriu que ainda não é um cristão, mas deseja ser um, saiba que hoje é o tempo oportuno para você se entregar por completo aos planos de Deus. Busque ele agora e peça para ele guiá-lo.

Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! (Salmos 51: 10, NTLH)

A Paz de Cristo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui