Pages

11 de novembro de 2011

E AQUELES QUE NUNCA OUVIRAM O EVANGELHO?



Para tratar desse assunto precisamos primeiramente entender duas lições.

1. DEUS SE MANISFESTOU A HUMANIDADE

Essa manifestação é fruto de sua vontade e ocorre de 4 formas:

a) Natureza

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.  (Salmos 19:1-6).

b) Moral Natural (Consciência)

Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.  (Eclesiastes 3:11).


c) Bíblia Sagrada (Palavra Escrita)

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4: 12)

d) Jesus Cristo (Palavra Viva)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:1-3, 14).
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. (João 1:18).
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6).


2. DEUS QUER SE MANIFESTAR DE FORMA PLENA


A revelação através da Bíblia e de Jesus Cristo representa a revelação plena da glória de Deus, sendo esse o seu desejo para os seres humanos.

Esse desejo revela, por sua vez, o amor de Deus para com os seres humanos. O Senhor quer que através dessas revelações o pecador se arrependa e que desfrute do refrigério de sua santa presença.

Para que isso ocorra, Deus estabeleceu Cristo Jesus como o único caminho, devendo o evangelho ser pregado a todos.

Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ezequiel 18: 21-23).

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.  (Romanos 10:13-15).

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10).


3. E COMO FICAM AQUELES QUE NUNCA OUVIRAM O EVANGELHO?

Como ficam os povos isolados (índios, entre outros) que não tiveram a oportunidade de ouvir a respeito de Jesus Cristo e dos seus mandamentos?

Deus os julgara conforme a revelação que Dele tiveram. Esses grupos isolados tem a possibilidade de conhecer a Deus através da criação e da consciência. Assim, eles têm capacidade de entender que há somente um único Deus criador de tudo o que há e um conceito básico de bem e mal a ser seguido e , caso não aceitem essa revelação de Deus, eles serão justamente condenados.

Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.  (Romanos 2: 14-16).

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis (Romanos 1: 18-20).

A criação demonstra que deve existir um Criador. Portanto, a criação não pode ser tratada como uma divindade, e se, por exemplo, um índio a adora, está rejeitando a revelação de Deus pra sua vida, assim como aqueles que rejeitam o evangelho. A criação também revela, por consequência a onipresença, onisciência e onipotência do Criador. Assim, são indesculpáveis os que a rejeitam.

Dessa forma, somente é possível a salvação de um índio ou pessoa que nunca teve a oportunidade de ouvir o evangelho, se através da criação e consciência esta pessoa vir a reconhecer a existência de um único Deus e praticar uma moral natural.

E qual é a chance de um ser humano se encontrar nessa situação e ser salvo somente pela consciência e pela natureza?

Quase nenhuma. Raríssimo!

Isto é injusto?

Absolutamente não.

Por quê?

a) Pelo mesmo motivo que não é injusto Deus condenar os que tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho e o rejeitaram. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23-24). O índio tem a natureza humana como qualquer pessoa e, por isso é inclinado a pecar e se rebelar contra a revelação de Deus. A condenação ao inferno não está recaindo sobre algum inocente, mas sobre alguém pecador que teve a oportunidade de se entregar a Deus e a rejeitou. 


b) Muitos povos que vivem isolados do mundo ou em que o evangelho não consegue chegar estão nessa situação por que seus antepassados rejeitaram a Palavra de Deus e, consequentemente expuseram toda sua descendência a uma inclinação para rejeitar o evangelho ou a revelação de Deus através da criação ou consciência.  A culpa não pode, assim, recair sobre a Igreja ou Deus, pois sua vontade é salvação desses povos. Quantos pregadores não foram mortos por povos “isolados”?

4. CONCLUSÃO

a) Ninguém que está lendo este texto se enquadrará na situação desse índio e  nunca encontrará um nessa situação.

b) Devemos focar nossos olhos em Jesus Cristo e cuidarmos da salvação da nossa alma. Ele é o único caminho para Deus.

c) A salvação não é por Lei ou obras, mas pela fé em Cristo Jesus, mediante sua graça e na ação do Espírito Santo. Ela significa transformação de vida pelo Espírito. Não basta confessar a Jesus, devemos seguir os seus passos ( 1 João 2: 6).

O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.  (Romanos 11:33-36).

Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. (1 Coríntios 4:5).

A Paz do Senhor a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui