Pages

22 de maio de 2011

DEUS CHAMA A TODOS

   
Analisando o chamado de Deus descobri algo interessante: ele é direcionado a todo ser humano, porém, não causa o mesmo efeito em todos por que nem todos o aceitam.

Como é direcionado a todo ser humano, podemos afirmar que o Senhor não chama as pessoas pela capacidade que elas possuem ou pelos atributos que elas têm no momento do chamado. Assim foi com Moisés (Ex 3: 11; 4: 10-14), Jacó (Gn 25: 19: 34), Gideão ( Jz 6: 15), Davi (Sl 78: 70-72), Amós (Am 7: 14-17 ),  os doze discípulos (Mt 10:1) entre muitos outros. Eles são a prova de que “[...] não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (1 Co: 26-29, RA)


Entretanto, não podemos nos esquecer de que, se o chamado de Deus é direcionado a todo ser humano, Deus não rejeita os estudados, ricos e considerados “capacitados” humanamente falando (Lc 19: 2-9). Todos que reconhecem Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas são herdeiros de Deus.

Neste instante talvez surja a seguinte indagação: por que muitos dos que estão realizando a obra de Deus parecem ter saído do nada?


Certa feita um jovem rico veio ao encontro de Jesus e lhe perguntou o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus lhe disse que deveria guardar os mandamentos e o jovem respondeu que já fazia isso desde a sua juventude. Então, o Senhor, conhecendo o seu coração, o chamou para segui-lo, com a condição de antes ele ter que dar tudo o que tinha aos pobres (Mt 19: 16-22). O jovem, que além de ser rico, possivelmente era influente, estudado, tinha vitalidade e boa reputação, não aceitou o chamado do Mestre. 

Igualmente a este jovem, pessoas com grandes capacidades são chamadas, porém, por medo de perderem algo que julgam muito importante, se recusam a entregar suas vidas por completo a Deus, desperdiçando suas qualidades com propósitos pouco nobres. 

Essa é a razão de muitos dos escolhidos serem pessoas com poucas qualidades no momento da escolha.  No entanto, Deus chama a todos. A maioria das pessoas já ouviu o jargão gospel “Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados”. A frase correta seria: Deus quer escolher a todos, mas Ele só escolhe e capacita aqueles que ouvem o seu chamado.

A Paz de Cristo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui