Pages

24 de abril de 2012

O REI SALOMÃO E O JUGO DESIGUAL -I





E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,  (...) Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido. Levantou, pois, o SENHOR contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom.  (1 Reis 11:1-4, 9-14).


Namorar ou casar com uma pessoa que não é da mesma fé é pecado ou é permitido? É recomendável ou não recomendável? Essa é a pergunta que todo cristão faz quando está tentado a namorar ou casar com alguém que não é da mesma fé.


Para responder essa pergunta precisamos primeiramente nos socorrer dos estudos de antropologia bíblica e entender que o ser humano é composto por corpo, alma e espírito (1 Tessalonicenses 5.23; Hebreus 4.12). Simplificadamente falando, o corpo é responsável pelos sentidos, a alma comanda as emoções e o espírito conecta o ser humano com Deus.


Dessa forma, quando uma moça e um rapaz iniciam um relacionamento, eles estão não somente se relacionando um com o corpo do outro, mas há algo mais profundo que isto. Por isso, aos que desejam uma companhia, é aconselhável que busquem alguém não olhando somente para o corpo, mas também para a alma (que controla os sentimentos) e o espírito (que conecta a o ser humano a Deus).


Portanto, a (o) futura (o) pretendente pode até ter um corpo bonito, mas se não tem contato com a vontade de Deus, o casamento gerará sofrimentos para o casal, uma vez que um dos companheiros não tem contato com a vontade de Deus.


O rei Salomão, por exemplo, casou com muitas mulheres ímpias e isso o levou a se desviar do Senhor e a ter prejuízos materiais e espirituais para sua família (I Reis 11:1-14). Quando já velho, ele começou a se prostrar diante de outros deuses porque o tempo e o amor por suas mulheres o haviam deixado indiferente a ordem de reconhecer somente a Deus como único auxílio. 


Do mesmo modo, hoje, se o cristão se casa ou namora com uma pessoa que não segue a vontade de Deus, com o tempo , ele pode deixar de obedecer às leis de Deus, em razão do amor que tem pelo seu cônjuge ou namorada (o). Isso é inevitável, pois o amor pode nos levar a participar dos costumes pagãos do nosso amor. Se isso não acontecer, sofreremos por ele não estar nos caminhos do Senhor.


O rei Salomão sofreu graves consequencias, pois Deus lhe suscitou inimigos e seus filhos foram rejeitados por  Deus.


Assim sendo, não há dúvida de que namorar ou casar com alguém que não é da mesma fé, embora, por si só, não seja pecado, é um ato que levará a diversos pecados ou a sofrimentos por um período indeterminado.


Continua....

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente!

Postar um comentário

comente aqui