Pages

18 de junho de 2012

SÓ PELO ESPÍRITO SANTO MORTIFICARESMO A CARNE



"(...) porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." Romanos 8:13

Na carta aos romanos, aprendemos que nossos caminhos podem nos levar a destinos distintos : a morte ou a vida eterna. Tudo dependerá da forma que escolhemos para viver.

Se escolhermos viver segundo a carne, isto é, segundo as nossas próprias vontades e deleites que afrontam as leis de Deus, então permaneceremos mortos em nossos delitos e pecados.

Do contrário, se mortificarmos a carne - buscando conhecer a vontade do Senhor de todo nosso coração - então viveremos de forma vitoriosa não só no corpo mortal, mas também no corpo glorificado.

Entretanto, o ser humano é cheio de desejos pecaminosos e é muito fácil de realizá-los.

Então, como podemos mortificar a carne?

O texto bíblico nos ensina que ela deve ser mortificada pelo Espírito. Ou seja, o seu espírito deve estar em sintonia com a vontade do Espírito Santo, de modo, que Ele dominará sua alma e corpo.

Se estivermos sob o domínio do Espírito, nossas vontades carnais estarão mortificadas e desfrutaremos das delícias da presença de Deus. Uma vida guiada pelo Espírito Santo é uma vida mergulhada nas promessas que temos em Cristo Jesus.

E dentro desta esfera de benção nossa carnalidade vai sendo minada e a vontade do Pai nos guia pelos seus justos caminhos. Nos versículos seguintes ao texto principal essa verdade é demonstrada:

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
(Romanos 8:14-17)

Portanto, quando enfrentarmos problemas para controlar a nossa carnalidade - e isso é possivel porque enquanto estivermos no corpo ainda somos falhos - devemos nos arrepender sinceramente e buscar de todo coração a presença do Espírito Santo para que Ele realize sua obra regeneradora e purificadora em nossas vidas.

Se tivermos comunhão com o Espírito Santo teremos contato com toda boa vontade do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Não desista da caminhada, mas se aproxime cada vez mais do amor de Deus Pai na Pessoa bendita de Jesus e do Espírito Santo!

Paz a todos!



8 de junho de 2012

SONDA-ME, Ó DEUS, E CONHECE O MEU CORAÇÃO...




Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139: 23,24, RA)


Nós, cristãos, por mais obediente que sejamos, podemos a qualquer momento, e muitas vezes sem perceber, andar num caminho que termina num reino diverso daquele proposto pelo Pai.

Essa possibilidade de desviar dos caminhos do Senhor ou o próprio desvio em si, existem porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8,RC). Além do mais, “a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 5:17, RC).

Neste contexto, temos o dever de vigiar e orar para que andemos guiados pelo Espírito Santo e, dessa forma, desfrutemos das promessas que Deus nos fez em Cristo Jesus.

Ao orarmos ao Senhor, devemos reconhecer que é Dele que provem a nossa salvação, e que Ele é o único que pode nos ajudar a corrigir nossas falhas, por amor de seu próprio nome e glória.

Como fez o salmista, devemos pedir a Deus para que Ele nos sonde e conheça o nosso coração e prove nossos pensamentos. Talvez alguém possa pensar: o Senhor já faz isso com todo ser humano, pois Ele é onisciente. No entanto, aqui o salmista clama essa sondagem com o intuito de que o Senhor constate os seus defeitos e que os corrija, por que o salmista queria andar pelo caminho que conduz a eternidade.

Isso demostra que o salmista não era perfeito (como todo ser humano), mas que seu maior desejo era permanecer nos caminhos que conduzem a eternidade.

De igual modo, nos revela que a confiança da salvação dele não estava em si mesmo (ou seja, em suas próprias obras e esforços), mas na obra que o Senhor estava realizando nele, pois pediu para ser "conduzido". Em outras palavras, o salmista disse que não desejava caminhar sozinho ou segundo suas próprias vontades, mas que, desejava ser guiado pelo Senhor.

E essa é a melhor forma de orarmos ao Senhor!

Que a cada dia possamos aprender mais do Senhor Jesus, “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6).

Paz a todos!