Pages

25 de setembro de 2011

SALMOS 25: 1-22





SALMO 25 ESCRITO PELO REI DAVI


A ti, SENHOR, elevo a minha alma.

Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos.

Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente.

Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.

Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.

Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade.

Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.

Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores.

Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.

Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.

Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, que é grande.

Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher.

Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.

A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço.

Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito.

Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias.

Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados.

Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com ódio cruel.

Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio.

Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero.

Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações.





19 de setembro de 2011

JESUS: O SALVADOR DO MUNDO



A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo. (1 João 4:13-14)





O ser humano desde a queda da humanidade está afastado de Deus. Assim sendo, não podemos por nossos próprios esforços chegar até Deus, nem desfrutar da sua presença.

No entanto, esse distanciamento não é a vontade de Deus para os homens. E Ele nos proporcionou um meio para nos achegarmos a Ele: Jesus Cristo. Ele foi profetizado pelos profetas do Senhor e primeiramente e diretamente por Ele mesmo no momento da queda da humanidade (Genesis 3: 15).

Ele é o único e suficiente Caminho, Salvador e mediador entre Deus e os homens. Portanto, é impossível chegar ao Pai se não for por Ele. Só Ele perdoa pecados e devemos pedir o perdão ao Pai em nome Dele (1 Timóteo 2:5,1 João 2:1, Hebreus 8:6,9:15,12:24).

Jesus veio a esta terra em corpo de homem para que entendêssemos a perfeição do nosso poderoso Deus. O Senhor Jesus cumpriu a Lei Mosaica e as profecias dos Profetas, operou curas, sinais e maravilhas, nos ensinou sabedorias indiscutíveis, morreu por nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e ascendeu aos céus, para que pela sua vitória sobre a morte nós tivéssemos vida em abundancia (João 10: 10, Romanos 5:17).

Antes de ascender aos céus o Senhor Jesus nos fez duas promessas. A primeira é a de que um dia iria voltar para buscar a sua Igreja para suas bodas. Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e os que estiverem vivos serão transformados para a sua glória, assim, o que é mortal se revestirá da imortalidade (1 Coríntios 15: 1- 58). A segunda promessa é a de que não estaríamos sós. Está promessa é extremamente relevante. Imaginem o sofrimento e as perguntas que se passavam na mente dos discípulos de Jesus quando souberam que Ele iria partir. Eles pensavam que não teriam mais sua doce presença e seu maravilhoso poder com eles. Mas, o nosso Senhor trouxe calma a eles e a todos nós ao prometer o Consolador, que é a pessoa bendita do Espírito Santo (João 14: 1- 31).

O Espírito Santo revela em nossos corações o amor de Cristo Jesus e produz em nós o arrependimento necessário para estarmos conectados com o Pai (Romanos 5: 5; João 16: 4-15).

Neste momento, se você precisa de qualquer tipo de ajuda saiba que, através da fé na Palavra de Deus você encontrará resposta. Tenha Fé e Ore ao Pai no nome do Senhor Jesus, pois assim você receberá o poder e a alegria do Espírito Santo (Romanos 14:17, 1 Tessalonicenses 1:6). Creia porque o Evangelho opera através de nossa fé (Romanos 1: 17).

Deus pode e quer mudar sua vida! 

Paz do Senhor a todos!

2 de setembro de 2011

QUEM TEM SEDE VENHA





Então Jesus disse: – Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna (João 4: 13-14,NTLH).

Um longo período sem tomar água gera no corpo humano uma situação que pode ser terrível: sede. A boca seca, a garganta fica raspando e dá até nervoso. Quanto mais demoramos em beber algo, pior a situação fica.

No entanto, esse momento de sede termina quando bebemos e nos saciamos de um dos elementos mais puros e necessários da natureza: a água. Nada é melhor, mais natural e saudável do que a água. Outras bebidas podem ser gostosas, mas nenhuma é essencial à vida como ela.

Ela é a bebida que, por excelência, sacia a sede física do ser humano.

Essa bebida, no entanto, não é capaz de saciar a pior sede que alguém pode sofrer: sede espiritual.

Todo alma, enquanto não estiver no centro da vontade do Pai sofre desta sede, estando vazia e sedenta, mas não podendo em nenhuma hipótese, ser saciada plenamente, senão pela presença de Deus. Nenhuma bebida, comida, companhia, dinheiro, descanso, trabalho, posição, ou religiosidade auto justificadora, enfim, nada poderá suprir a falta de sua doce presença. O espaço vazio na alma pecadora e afastada de Deus está reservado por Ele e para Ele.

O Mestre ensinou para a mulher samaritana que procurava por fim a sua sede física que Ele tinha poder de saciar sua sede espiritual.

Mas, através do que o Senhor Jesus sacia nossa sede espiritual?

Também através de agua!

No entanto, a água a que Jesus se refere é o Espírito Santo, que jorra no coração dos que creem, proporcionando a estes, a paz com Deus, consigo mesmo e com os homens. Isso ocorre “porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Romanos 5: 5; NTLH).

A comunicação do amor do Pai por nós representa um balsamo pra alma sedenta de Deus. Por isso, quem crer Nele nunca mais terá sede, nem será como uma jarra seca, mas será como uma botija devidamente preenchida. 

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” (Atos 3: 19,RC)

A Paz do Senhor a todos!

PECADOS QUE NÃO SÃO MAIS PECADOS?





Ao estudar o pecado é inevitável não surgir uma pergunta: por que há condutas que são consideradas pecado no Antigo Testamento e que não o são mais no Novo Testamento? Ou por que algumas condutas foram consideradas pecado em algum determinado momento e hoje não são? Por acaso é possível e justo Deus considerar algo pecaminoso por certo período somente? Antes de dar a resposta, trataremos de analisar alguns exemplos no Livro de Levíticos, já que esse é o mais utilizado pelos incrédulos das verdades bíblicas.

No Livro de Levíticos existem algumas condutas proibidas que atualmente são permitidas em todas ou quase todas as ramificações do cristianismo. Vejamos alguns desses exemplos: “Não semeiem tipos diferentes de semente no mesmo campo. Não vistam roupas feitas de tipos diferentes de tecidos.” (Lv 19: 19, NTLH). “Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem a barba. Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo.” (Lv 19: 27-28, NTLH). “É proibido comer carne de porco. Para vocês o porco é impuro, pois tem o casco dividido, mas não rumina.” (Lv 11:7, NTLH). E ainda há algumas outras.

Essas proibições de condutas consideradas pecado antigamente, mas não atualmente, foram inseridas juntamente com proibições de condutas que nunca, nunca mesmo, deixaram ou deixarão de ser pecado, como por exemplo, o adultério, roubo, homossexualismo, o bestialismo (Lv 18: 20; 22 - 23) entre outras. 

Como explicar isto? 

Primeiramente, deve ficar claro que todas as condutas humanas consideradas pecaminosas por Deus, somente o são, pois afrontam seus planos eternos, amorosos e perfeitos. Portanto, todas as condutas que o Senhor proibiu, estejam elas registradas no Novo ou Velho Testamento, assim o foram porque Ele quer preservar um relacionamento de paz com os homens.

Se prestarmos atenção somente em Levítico quando Deus ordenou: “Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem a barba. Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo.” (Lv 19: 27-28, NTLH), não entenderemos a razão da proibição. Mas, se analisarmos Deuteronômio 14: 1-2, saberemos o motivo: “Moisés disse ao povo: – Vocês são filhos do Senhor, nosso Deus. Portanto, quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem rapem a cabeça, como os outros povos fazem. Pois vocês são o povo escolhido pelo Senhor, nosso Deus; entre todos os povos da terra ele os escolheu para serem somente dele.” Esta proibição aparentemente inconsistente tinha por fundamento a necessária separação do povo de Israel dos costumes e da adoração dos povos pagãos. 

Quanto à diferenciação entre alimentos puros e impuros para o consumo, entre eles o porco, a solução se encontra também na própria Bíblia (Atos 11: 1- 18, Romanos 14: 13-23, 1 Coríntios 8: 4-13 e 10: 31, Hebreus 9: 1-14.). E assim se dá com todos os eventuais questionamentos. A própria Bíblia se auto explica, sendo uma revelação perfeita da vontade de Deus.

Assim sendo, a solução para tais questionamentos é a seguinte: existem condutas que sempre serão consideradas pecaminosas, independentemente do contexto. Outras condutas, entretanto, somente serão consideradas um pecado se estiverem num contexto contrário a vontade de Deus. Essas condutas, porém, em si mesmas, não são erradas.

Isso nos faz lembrar que muitas condutas normais podem ser consideradas pecaminosas se sua realização se der por motivos errados ou num contexto pecaminoso.

Quando o rei Davi, por exemplo, fez um senso para saber quantas pessoas tinha no seu domínio, Deus se desagradou dele. Não porque fazer senso era pecado, uma vez que depois o próprio Deus pediu para que uma contagem fosse feita, mas por que o que o rei tinha realizado era um ato de soberba, confiança em homens e desprezo ao Deus que sempre o ajudará (2 Samuel 24:10, 1 Crônicas 21: 1 -30).

Portanto, até condutas boas podem ser consideradas pecaminosas dependendo do contexto. Os dízimos, esmolas, jejum, orações e os louvares podem ser considerados por Deus como demonstrações de gratidão ou demonstrações de religiosidade hipócrita e tola (Mt 6 : 5-18,23: 1- 36).

Por isso, o mais correto seria dizer que essas condutas pecaminosas de certa forma nem foram abolidas, haja vista que dependendo do contexto podem novamente ser consideradas pecaminosas. Nisso resta claro que Deus é justo, santo e amoroso em tudo que estabelece, diz e faz.

No mais, só podemos dizer que Deus é bom para todo aquele que o busca!

A Paz do Senhor a todos!