Pages

21 de agosto de 2011

PUREZA DE PROPÓSITOS




Por qual motivo os cristãos professam sua fé?

Será que é para conseguir uma forma de se auto justificar?

Não!

Não pode ser a auto justificação ou o “estar bem com a sociedade” que os impulsiona a participar de um culto, pois se eles agissem com tal intenção não sairiam dele justificados por Deus, mas sim humilhados pela sua arrogância (Lucas 18: 9-14).

Será que é pra alcançar a solução de problemas financeiros ou ser ovacionado pelo mundo?

Também não pode ser.

Não pode ser a busca de dinheiro ou fama que move o cristão a adorar a Deus e pregar os seus feitos, pois se assim o fosse, ainda que ele tivesse a aprovação dos homens não teria a aprovação Dele (Mateus 7: 21-23; 2 Coríntios 4:5; Filipenses 1 : 15-18; 1 Timóteo 6: 2-10). E todos nós sabemos que a aprovação da parte de Deus é o que busca o cristão.

Por qual motivo então?

O motivo pelo qual os cristãos vão a Igreja, bem como o motivo pelo qual buscam viver uma vida fora da Igreja de forma santa, alegre e pia, não é outro senão o de agradecer a Deus por sua salvação e maravilhas e viver as suas Promessas.

Adorar o nome o Senhor Jesus e se alegrar na sua doce presença são os motivos que movem um verdadeiro cristão.

Desse modo, quem é cristão sabe que o evangelho não é um convite para participar de mais uma religião, ouvir uma palavra de animo, e simplesmente conhecer o que a Bíblia fala.

O evangelho é um convite para o pecador entregar por completo seu coração ao Senhor Jesus para viver uma profunda transformação e usufruir momentos de refrigério (Atos 3: 19-20).

Ele não pede nada, senão pureza de propósitos.

Fundamento Bíblico: Salmos 9: 1, 40:8, 50:8-23, 51:6-13, 66: 18,78: 37 86: 12, 95: 10, 147:10 -11; Provérbios 15: 11, 21: 27; Isaías 58: 3-8; Zacarias 7:1-7; Tiago 1 : 26-27.

A Paz do Senhor a todos!

20 de agosto de 2011

OS PENSAMENTOS E CAMINHOS DE DEUS




Todos os seres humanos, homens ou mulheres, possuem planos e sonhos, e, normalmente, empenham esforços para realizá-los.

Deus sabe disso e permite que tenhamos nossas escolhas.

No entanto, Deus não deixa de nos anunciar que muitos dos nossos caminhos e pensamentos são completamente equivocados, confusos, e até mesmo malignos.

Porque Ele faz isso?

Só para restringir nossa liberdade?

Não! 


A Bíblia diz justamente o contrário. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8:36).

Então, Porque?

Porque Ele é amoroso, sábio e eterno! 

O Senhor quer nos mostrar as nossas falhas, salvar nossas vidas de caminhos tortuosos e de tristezas; nos perdoar, transformar-nos em novas criaturas, e revelar-nos um Caminho melhor.

Reflita agora: Que caminho você está tomando? Que pensamento está tendo?

Caso não seja o do Senhor Jesus, Ele te convida ao arrependimento e a experimentar uma profunda e gloriosa mudança de vida. 

Aceite o convite Dele, pois Ele tem planos que você ainda não conhece! 

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55: 6-9, RC).

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 
Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém (Romanos 11: 33-36, RC).

A Paz do Senhor a todos!



13 de agosto de 2011

DEUS CONHECE NOSSA ESTRUTURA



Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois, mas eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Jeová (Ezequiel 34: 31, RC).

Quando somos libertos das grades do pecado e transformados pela graça que há em Jesus Cristo nos tornamos filhos de Deus e herdeiros das suas promessas. 

Todo nosso passado de erros e pecados é apagado e estamos livres para correr o caminho que nos conduz a vida eterna. Mas, será que nessa caminhada não há nenhum obstáculo? Será que o caminho é largo e fácil de caminhar?

Sabemos que a resposta para os dois questionamentos é uma negativa. Jesus mesmo disse que o caminho é estreito e que no mundo teríamos aflições.

Nessa estrada de fé às vezes falhamos com o próximo e com nós mesmos, outras vezes somos omissos, críticos em demasia e até mesmo incrédulos. 

Claro que tais comportamentos não prevalecem em nossas vidas, uma vez que se fosse assim, poderíamos ser chamados de tudo, menos de seguidores de Jesus Cristo. No entanto, até mesmo os cristãos têm períodos de fraquezas, conflitos e aflições. 

Vocês e eu, todos nós, já passamos ou passaremos, por um período desses.

Esses momentos ocorrem por que a natureza humana, o “velho homem”, está adormecido, mas não vencido. Se não vigiarmos, deixamos de estar em Cristo e de sermos controlados pelo seu doce Espírito e passamos a viver na tristeza do pecado e da incredulidade.

Porém, quando estamos num desses momentos, perto de “jogar tudo pelos ares”, Deus mostra a sua misericórdia e fala ao nosso coração.

Ele se revela como um Pastor bom que deseja cuidar de suas ovelhas, sarar as que estão feridas, buscar as que estão perdidas e alimentar as famintas.

O nosso Senhor é Grandioso e quando nos refugiamos Nele podemos ficar sossegados, pois obteremos o que necessitamos. 

Quando enfrentar um período de dificuldades, não perca tempo reclamando ou inerte (sem reação), mas, antes, se achegue ao Pai com fé e de todo o coração, pois Ele te ajudará. 

Deus conhece nossa estrutura e quer nos fortalecer e nos usar para que sejamos participes de sua glória.

Ver mais sobre o assunto em: Salmos 51,78: 39 e 103; Ezequiel 34; João 10: 11; 2 Coríntios 12: 9-10; Hebreus 4: 15-16.



A Paz do Senhor a todos!

10 de agosto de 2011

OS BEM-AVENTURADOS



Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso (Jó 5: 17, R.A).
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (Salmos 1:1, R.A).
Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo (Salmos 32: 1-2, R.A).
Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia (Salmos 34: 8, R.A).
Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira (Salmos 40: 4, R.A).
Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal (Salmos 41: 1, R.A).
Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa – o teu santo templo (Salmos 65:4, R.A).
Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração (Salmos 119: 1-2, R.A).
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa (Mateus 5: 3- 11, R.A).
E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço (Mateus 11: 6, R.A).
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram (João 20: 29, R.A).
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber (Atos 20: 35, R.A).
A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova (Romanos 14: 22, R.A).
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tiago 1: 12, R.A).
Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados (1 Pedro 3: 14, R.A).
Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus (1 Pedro 4: 14, R.A).
Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham (Apocalipse 14: 13, R.A).

Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus (Apocalipse 19: 9, R.A).

Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas (Apocalipse 22: 7, 14, R.A).


A Paz do Senhor a todos!




6 de agosto de 2011

O DINHEIRO GANHO DE FORMA DESONESTA NÃO É ABENÇOADO




Todos os seres humanos desejam ter uma vida financeira estável ou bem sucedida. Nisso, não há mal algum. Assim, adquirir cargos, posições, dinheiro e bens, não é, em regra, incorreto.  

No entanto, há limites e princípios bíblicos que todo ser humano deve respeitar para que não prejudique a si mesmo e a outros. Um desses princípios bíblicos é o da honestidade. Os nossos bens devem jorrar de fontes puras, sem mácula. 

O dinheiro ganho de forma desonesta normalmente prejudica muitas pessoas inocentes, uma vez que o corrupto aufere lucro através da perda injusta de outros.

Entretanto, precisamos compreender que adquirir bens ou dinheiro de forma desonesta, por menor que seja a desonestidade, não fará bem, principalmente, para a pessoa que o adquiriu e para seus familiares. Muitas pessoas desonestas estão sofrendo com consciência pesada, brigas e rancores, perigos de vida, amizades falsas, tristezas, ausência de amor no lar entre tantos outros males, em razão de práticas desonestas e gananciosas.

Portanto, o dinheiro que ela ganha nunca a satisfaz e o pior de tudo é que ela está constantemente correndo o risco de perdê-lo.

Mas há uma solução ! Uma oportunidade que polícia ou autoridade alguma pode dar. 

Esta solução se chama Jesus Cristo. Ele salva, transforma, liberta e dá a paz que o mundo não pode dar. 

Se você foi tentado a obter ganhos de forma “um pouco” desonesta, não aceite, mas rejeite-a para a honra e glória de Deus. 

Caso você se encontra envolto numa situação de jogo sujo e trapaças, se arrependa de todo seu coração, se entregue por completo a Jesus Cristo e se afaste dessa armadilha fatal. Medite:

Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. (Lucas 16: 10, NTLH)

O homem que ganha dinheiro desonestamente é como a ave que choca ovos que não botou; durante a sua vida, ele perde as suas riquezas e no fim não passa de um tolo. (Jeremias 17: 11, NTLH)

A riqueza que é ganha desonestamente acaba logo e é uma armadilha mortal. (Provérbios 21: 6, NTLH)

Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. (Efésios 4: 28, NTLH)

O Senhor Deus detesta quem usa medidas e pesos desonestos. A comida que se consegue desonestamente pode ser muito gostosa, mas depois será como areia na boca. A riqueza que é ganha facilmente não faz bem à gente. (Provérbios 20: 10,17,21, NTLH)

Afastarei de mim pensamentos desonestos e não terei nada a ver com a maldade. (Salmos 101: 4, NTHL)


A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. (Romanos 5: 20, NTHL)

Ver mais sobre o assunto em: Deuteronômio 25: 13- 16; Provérbios 11:1, 17: 8 e 23, 22: 16, 20: 23, 28:30; Miquéias 6: 10-11; Jeremias 6: 13, 8: 20.

A Paz do Senhor a todos!

4 de agosto de 2011

UNIÃO: O DESEJO DE DEUS



Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o Senhor Deus dá a sua bênção, a vida para sempre. (Salmos 133, NTLH)

A união é uma qualidade que pode e necessita estar presente em todos os grupos da vida em sociedade. Família, casais, amigos, partidos, empregados e empregadores, agremiações, todas essas alianças são mais fortes e felizes quando se encontram fundamentadas na união.

Num grupo desunido não impera a paz, mas prevalece o desrespeito, o rancor e as mágoas, a ausência de perdão, bem como as fofocas e maledicências de uns para com outros. Com o surgimento deste mal, brigas bobas podem trazer fracassos a curto, médio e longo prazo. 

Com certeza, a união é o desejo de Deus para todo o seu povo.

Mas, como podemos enfrentar a desunião? Ou ainda, como podemos evitar que ela apareça? 

A resposta está em dois conselhos: conscientize a todos do grupo sobre a importância da união e busque meios de mantê-la. 

Quanto ao primeiro conselho, saiba que o melhor método de ensinar (obs.: e o mais difícil também) é dando o exemplo. Além disso, quando precisar falar, em regra, não ataque e aponte os defeitos dos contendores, por que normalmente    isso não funciona com eles, mas exalte as virtudes e benefícios de viver em união para todos do seu grupo. Incentive-o a viver unido mostrando a eles os benefícios disso.

Por fim, para manter um grupo fraternalmente e honestamente unido, é necessário que seus membros estejam unidos com Deus em Cristo Jesus pela atuação do Espírito Santo.

Unidos no amor e poder de Jesus Cristo venceremos todos os obstáculos!

Fundamento Bíblico: Provérbios 15:18, 16:28, 17:14 e 19, 20:3, 22 10, 26:20, 30:33, Eclesiastes 4: 4-16; Romanos 12 :1- 21; 1 Coríntios 12: 12-31; Efésios 4: 1-32.

A Paz do Senhor Jesus a todos!    


1 de agosto de 2011

DEUS CURA OS CORAÇÕES FERIDOS



No Salmo 147, versículo 3, está escrito que Deus “sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas”. 

Mas o que é ter um coração quebrado e ferido? Será que é um coração que levou uma bala calibre 38 e agora está espatifado? 

Não! É pior. É um coração cheio de sentimentos que só fazem mal: remorsos, ausência de perdão, amarguras, lembranças de um passado sofrido, medo de viver o presente e o futuro, aflições por causa de doenças, brigas familiares, interpessoais, problemas financeiros e até mesmo problemas com a aparência física.

O que fazer com esse coração? Viver com ele dessa forma? Não, esse não é o melhor caminho pois há uma solução real, maravilhosa e transformadora para esse coração ferido.

Qual?

Entregá-lo para o Senhor Jesus Cristo.

Ele é o médico dos médicos, mas não cura somente o nosso físico. Ele também é conhecido como médico da alma. O nosso Senhor nos conhece melhor do que nós mesmos e sabe o que precisamos e o que não necessitamos.

Ele veio para salvar o que se havia perdido, para dar força aos cansados e anunciar paz aos aflitos que o buscam. 

Ao ler esta mensagem que você possa entender que só Jesus mudar sua vida e só o Espírito Santo pode te transformar numa pessoa feliz e com o coração sarado.

Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. (Efésios 2: 4-5, NTLH).

A Paz de Cristo a todos!


NÃO EXISTE OUTRO EVANGELHO


Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho. Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo. Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado! Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada! Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo. (Gálatas 1: 6-10,  NTLH)

Estamos vivendo um período de grande propagação do nome de Jesus, no entanto, não podemos dizer o mesmo da propagação de seu evangelho. Algumas igrejas, ao invés de buscarem a Deus e proclamarem a fé nas promessas de Jesus Cristo, em razão da consciência da malignidade do pecado e da salvação deste na pessoa de Jesus, bem como na perfeição das leis divinas, estão entrando para o cristianismo por mera questão social e sentimental. O pior é que isso gera consequencias terríveis.

A principal delas é a e distorção do evangelho puro e simples de Jesus Cristo, fazendo com que o evangelho se prostre aos desejos dessas pessoas carnais e sejam feitas “reformas” para deixa-lo mais “atraente”. Desse modo, aparecem igrejas “inclusivas”, onde o homossexualismo não é pecado, igrejas liberais quanto ao álcool, cigarro, aborto, sexo antes do casamento, maçonaria, dízimo proveniente de meios ilícitos entre outras coisas que Deus detesta.

Preste atenção! Não estou me referindo a igrejas que tratam bem os pecadores e lhe oferecem ajuda, mas de igrejas que não condenam mais esses pecados. Simplesmente aceitam tais atitudes como algo que é normal para Deus. Santificam pecados, enganam pessoas e as estão fazendo rés do inferno duas vezes (Mt 23: 15). Está errado. Deus não santifica o pecado, mas sim os pecadores.

O evangelho consiste na salvação do homem dos seus pecados e reconciliação com Deus. Como consequencia o homem passa a ser nova criatura, liberta dos seus pecados e livre para correr a carreira da fé. É claro que isso não significa que não possa pecar, pois ainda continuaremos com a natureza humana caída, mas nestes casos podemos ser perdoados por Jesus Cristo, por meio do arrependimento (1 Jo 2:1). Somos todos os dias aperfeiçoados (Fp 1:6). Entretanto, também não significa que podemos continuar pecando (Rm 6). A Palavra de Deus declara que aquele que vive em pecado mesmo vivo está morto. Estas são as bases fundamentais do evangelho.

Deste evangelho não me envergonho poi sei que “ é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”. (Rm 1: 16, NTLH). Não precisa prometer mais do que a Bíblia nos diz realmente, pois a Paz que Ele nos prometeu o mundo não nos pode dar.

Por fim, que todos nós possamos entender que a preocupação com tal assunto não é coisa de “legalista” e nem de “religioso hipócrita”, mas justamente o contrário. Nós que dizemos amar a Deus temos que lutar até o fim para que sua santa vontade seja feita e sua glória revelada de modo espantoso. Não existe outro evangelho, senão aquele que é poderoso para transformar vidas.

Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.” (Hb 3:2, NTLH).

A Paz de Cristo a todos !